ENSINO À DISTÂNCIA

ENSINO À DISTÂNCIA

sábado, 19 de dezembro de 2009

Aspectos Gerais do Moodle


O ambiente Moodle apresenta uma diversidade de ferramentas que podem promover tanto a comunicação síncrona (comunicação em tempo real) como assíncrona (a qualquer tempo),onde emissor e receptor não precisam estar no mesmo instante comunicativos.
É, portanto, um dos ambientes de aprendizagem mais utilizado na educação a distância e seu maior diferencial é sua aparência agradável, e de fácil instalação além de ser open source, ou seja, gratuito.
Pode ser usado, sem modificações, em Unix, Linux, Windows, Mac OS e outros sistemas que suportem PHP. E atualmente está disponível em mais de 40 idiomas.
O professor pode exercer diversas funções, não apenas pelas tecnologias aplicadas, mas também pela forma que as atividades são desenvolvidas, o professor pode desempenhar múltiplas funções, ressalvando que nem todas ocorrem em todas experiências, mas serve para mostrar o desdobramento da função docente, que no ensino presencial é assegurada por um indivíduo. Pode, ainda, criar escalas e critérios de avaliação a serem utilizados nas atividades do curso.
Possibilita ao aluno ter autonomia na realização de atividades propostas além de disponibilizar diversas ferramentas que auxiliam o professor/gestor no controle sobre o curso, os alunos, ferramentas de backup e restauração, criação de escalas para avaliação, verificação de notas, logs de alunos, gerenciamento de arquivos do curso, além de fóruns de tutores para troca de informações entre os professores.
O Moodle é um ambiente que privilegia espaços de interação e elaboração coletiva de idéias. Está focado numa abordagem centrada no papel ativo do sujeito controlando sua ação educativa, principalmente quando o ato educativo é entendido como um momento de construção de conhecimento, de intercâmbio de experiências e criação de novas formas de participação.
Propicia, finalmente, o crescimento dos alunos na busca de processos mais autônomos, questionando e procurando ultrapassar relações de dependência e sujeição tão evidentes em modelos tradicionais.
Uma das suas principais vantagens sobre outras plataformas é seu forte embasamento na Pedagogia Construcionista, evidenciada com declaração em seu próprio sítio. É necessário observar que a ferramenta potencializa seu uso em uma concepção sócio-construtivista, mas não garante que sua execução será bem aproveitada; tudo depende da capacitação e disposição do docente em utilizar criativamente e efetivamente a total capacidade do AVA.
Postado por: Renan Vieira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário