O ambiente Moodle apresenta uma diversidade de ferramentas que podem promover tanto a comunicação síncrona (comunicação em tempo real) como assíncrona (a qualquer tempo),onde emissor e receptor não precisam estar no mesmo instante comunicativos.
É, portanto, um dos ambientes de aprendizagem mais utilizado na educação a distância e seu maior diferencial é sua aparência agradável, e de fácil instalação além de ser open source, ou seja, gratuito.
Pode ser usado, sem modificações, em Unix, Linux, Windows, Mac OS e outros sistemas que suportem PHP. E atualmente está disponível em mais de 40 idiomas.
O professor pode exercer diversas funções, não apenas pelas tecnologias aplicadas, mas também pela forma que as atividades são desenvolvidas, o professor pode desempenhar múltiplas funções, ressalvando que nem todas ocorrem em todas experiências, mas serve para mostrar o desdobramento da função docente, que no ensino presencial é assegurada por um indivíduo. Pode, ainda, criar escalas e critérios de avaliação a serem utilizados nas atividades do curso.
Possibilita ao aluno ter autonomia na realização de atividades propostas além de disponibilizar diversas ferramentas que auxiliam o professor/gestor no controle sobre o curso, os alunos, ferramentas de backup e restauração, criação de escalas para avaliação, verificação de notas, logs de alunos, gerenciamento de arquivos do curso, além de fóruns de tutores para troca de informações entre os professores.
É, portanto, um dos ambientes de aprendizagem mais utilizado na educação a distância e seu maior diferencial é sua aparência agradável, e de fácil instalação além de ser open source, ou seja, gratuito.
Pode ser usado, sem modificações, em Unix, Linux, Windows, Mac OS e outros sistemas que suportem PHP. E atualmente está disponível em mais de 40 idiomas.
O professor pode exercer diversas funções, não apenas pelas tecnologias aplicadas, mas também pela forma que as atividades são desenvolvidas, o professor pode desempenhar múltiplas funções, ressalvando que nem todas ocorrem em todas experiências, mas serve para mostrar o desdobramento da função docente, que no ensino presencial é assegurada por um indivíduo. Pode, ainda, criar escalas e critérios de avaliação a serem utilizados nas atividades do curso.
Possibilita ao aluno ter autonomia na realização de atividades propostas além de disponibilizar diversas ferramentas que auxiliam o professor/gestor no controle sobre o curso, os alunos, ferramentas de backup e restauração, criação de escalas para avaliação, verificação de notas, logs de alunos, gerenciamento de arquivos do curso, além de fóruns de tutores para troca de informações entre os professores.
O Moodle é um ambiente que privilegia espaços de interação e elaboração coletiva de idéias. Está focado numa abordagem centrada no papel ativo do sujeito controlando sua ação educativa, principalmente quando o ato educativo é entendido como um momento de construção de conhecimento, de intercâmbio de experiências e criação de novas formas de participação.
Propicia, finalmente, o crescimento dos alunos na busca de processos mais autônomos, questionando e procurando ultrapassar relações de dependência e sujeição tão evidentes em modelos tradicionais.
Uma das suas principais vantagens sobre outras plataformas é seu forte embasamento na Pedagogia Construcionista, evidenciada com declaração em seu próprio sítio. É necessário observar que a ferramenta potencializa seu uso em uma concepção sócio-construtivista, mas não garante que sua execução será bem aproveitada; tudo depende da capacitação e disposição do docente em utilizar criativamente e efetivamente a total capacidade do AVA.
Propicia, finalmente, o crescimento dos alunos na busca de processos mais autônomos, questionando e procurando ultrapassar relações de dependência e sujeição tão evidentes em modelos tradicionais.
Uma das suas principais vantagens sobre outras plataformas é seu forte embasamento na Pedagogia Construcionista, evidenciada com declaração em seu próprio sítio. É necessário observar que a ferramenta potencializa seu uso em uma concepção sócio-construtivista, mas não garante que sua execução será bem aproveitada; tudo depende da capacitação e disposição do docente em utilizar criativamente e efetivamente a total capacidade do AVA.
Postado por: Renan Vieira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário