ENSINO À DISTÂNCIA

ENSINO À DISTÂNCIA

sábado, 19 de dezembro de 2009

Outras ferramentas

Existem outras ferramentas que a princípio não promovem a interação de todos para com todos seguindo uma concepção sócio-construtivista, mas que podem ser adaptadas:
Questionário: através deste é possível armazenar questões de variados tipos, como múltipla escolha, Verdadeiro ou falso, associativa, discursiva, etc. Com as questões armazenadas, é possível gerar avaliações online, onde o aluno pode até executar várias tentativas, obtendo uma nota média ou maior de todas tentativas. Quando se permite várias tentativas, o aluno pode reavaliar suas respostas e tentar novamente, procurando corrigir seus próprios erros. A priori esta atividade é estritamente individual, realizada por uma conta de acesso, mas pode ser feita em grupo, desde que o professor o permita.

Tarefa: nesta atividade o professor propõe um problema e aluno fornece um resposta por arquivo ou realiza uma atividade off-line (sem necessitar entrega de arquivo, presencialmente). A priori a ativadade é tradicionalmente individual, mas pode ser utilizada de forma colaborativa, quando o professor apresenta para a turma uma tarefa bem realizada, servindo como incentivo para o autor da tarefa e fornecendo um bom parâmetro para outros alunos seguirem.
As ferramentas seguintes não puderam ser adaptadas para uma perspectiva sócio-construtivista:



Diário: é uma atividade onde o aluno interage com o professor, enquanto elabora um texto que é continuamente revisado.


Notas: todas as atividades possuem uma nota que podem ser centralizadamente consultadas pelo recurso de notas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário