ENSINO À DISTÂNCIA

ENSINO À DISTÂNCIA

sábado, 19 de dezembro de 2009

Sócio-construtivismo nas ferramentas 2



Workshop
É uma atividade de avaliação entre pares (participantes) e possui uma grande variedade de opções. Possibilita que os participantes avaliem projetos de outros participantes e em diversos modos, além de organizar o recebimento e a distribuição destas avaliações.
É uma ferramenta bastante configurável, permitindo proporcionar uma boa experiência entre os participantes, visando desenvolver uma avaliação justa entre alunos e professores. Segue exemplos de alguns de seus vários parâmetros de configuração:
Peso para avaliações do professor: permite atribuir um peso menor ou maior para as avaliações de trabalhos realizadas entre alunos ou pelo professor.
Auto avaliação: permite que o próprio aluno se avalie;
Avaliações devem ser aceitas: permite que o aluno aceite a avaliação de outro ou não;
Esconder notas antes da aceitação: controla o aparecimento ou não da nota, ou seja, dependendo do texto da avaliação realizada por outro aluno, antes de aceitar ou não a nota.
Esconder nomes de Alunos: permite que as avaliações realizadas por outros sejam anônimas;



Wiki
Wiki é uma ferramenta que permite construir ou alterar documento coletivamente com uma linguagem simples de marcação usando um web browser. O termo "wiki Wiki" significa "super rápido" na lingua havaiana, e está relacionado a velocidade de criar e de atualizar páginas, que é um dos aspectos definidos na tecnologia do wiki. Geralmente, não há nenhuma revisão prévia antes que as modificações sejam aceitadas, e a maioria de wikis são abertos ao público geral ou ao menos a todas as pessoas que têm também o acesso ao usuário do wiki.
Mantém histórico de desenvolvimento do texto armazenado, podendo ser visualizado ou recuperado, ou seja, voltar o texto para uma versão antiga e diferenciar uma versão antiga com o texto atual. Ele registra a data das alterações, o usuário que fez a alteração e a versão do texto.
Segundo experiências de Elidiani Lima em implantação do Wiki no SENAC, temos o seguinte: "Utilizamos o recurso wiki há 4 meses e com 7 turmas distintas, para elaboração de trabalhos em grupo. Na primeira experiência de desenvolvimento de trabalhos colaborativos, os alunos tiveram dificuldade de aculturação, uma vez que não estavam acostumados em edição on-line. Estranharam quando souberam que a última versão online do documento já era o trabalho pronto, pois estavam acostumados a editar off-line e entregar um arquivo final. Na segunda experiência, já tiveram bem mais facilidade, não sentiram mais dificuldade e reconheceram que era uma ferramenta que agiliza a produção de textos à distância de forma distribuida e coletiva."

Nenhum comentário:

Postar um comentário