ENSINO À DISTÂNCIA

ENSINO À DISTÂNCIA

sábado, 19 de dezembro de 2009

Sócio-construtivismo nas ferramentas 1




Fórum
O fórum é uma ferramenta de interação coletiva assíncrona, que propicia o debate de questões relacionadas aos temas abordados nos tópicos do curso e a troca de experiências entre professores e alunos, e também dos alunos entre si.
No AVA Moodle há duas formas de participação no fórum: a) responder à questão/proposição levantada pelo professor; b) responder a seus colegas de turma, procedendo da mesma maneira em relação à mensagem a ser comentada/respondida.
Neste ambiente, é disponibilizado um editor de texto para redigir sua mensagem e permite fazer o upload de documentos disponíveis em seu computador e que considere importantes para complementar respostas.
Permite escolher entre quatro alternativas de organização das mensagens enviadas para o fórum, a saber: Mostrar respostas começando pela mais recente, Mostrar respostas começando pela mais antiga, Mostrar respostas aninhadas e Listar respostas.
Os usuários podem participar de atividades, organizadas em grupos de trabalho menores, dependendo do que tenha sido disposto pelo professor ou coordenador.
Existem dois tipos de grupo: grupos separados e grupos visíveis. Quando organizados em grupos separados, a participação fica restrita ao seu próprio grupo. Se estiverem alocados em grupos visíveis, é facultada a leitura das respostas dos participantes de outros grupos, não podendo, entretanto, interagir com os componentes dos outros grupos, mas somente do seu.





Bate-papo (Chat)
Esta é uma ferramenta que possibilita aos participantes, alunos e professores, estabelecer uma comunicação síncrona por escrito, com data e hora previamente determinados.
Todas as mensagens enviadas são registradas, aparecendo com a indicação do participante e da hora de envio. Disponibiliza uma lista dos participantes que estão conectados ao chat. Neste ambiente há ainda a possibilidade de Bipar um dos participantes. O Bip servirá para mandar uma mensagem individual, que chegará na caixa de correio desse participante.
Os Chats podem ser organizados de duas formas, sendo que a mais usual é com toda a turma reunida numa mesma "sala" (janela de interação), ou um chat com a turma organizada em grupos separados. Caso o chat esteja configurado para ser feito em grupos separados, ao acessá- lo o aluno entrará automaticamente no grupo para o qual está inscrito pelo seu tutor.
Segundo experiências de Elidiani Lima, na utilização de bate-papo no SENAC: "Percebe-se que há uma dificuldade em sincronizar o comparecimento simultâneo de alunos no chat (bate-papo), mas a interatividade e a sociabilização proporcionada pela ferramenta entre os que comparecem e o tutor é uma grande vantagem. Para possibilitar maior participação e contato, vários horários de chat são marcados, geralmente de 3 a 4 vezes por semana e em turnos diferentes, alguns até no horário de almoço para permitir a participação de quem trabalha período integral. Para deixar a conversa mais à vontade, a atividade não é obrigatória e serve principalmente para esclarecimento de dúvidas e sociabilização, melhorando o relacionamento e melhoria de aspectos afetivos entre participantes.

Apesar de não suportar voz e vídeo, tecnicamente a ferramenta atende e supre todas as necessidades, permitindo de forma robusta atender a comunicação na turma, necessitando somente de um navegador com conexão a Internet..."

Um comentário:

  1. Essas ferramentas de conexão com o outro são importantes no mundo virtual, pois fazem com que as pessoas se sintam próximas mesmo não estando fisicamente. Em um curso à distância, se tornam ainda mais importantes, pois conectam os membros do curso contribuindo para a formação do conhecimento por meio de diálogos e troca de experiências.

    ResponderExcluir