Fórum
O fórum é uma ferramenta de interação coletiva assíncrona, que propicia o debate de questões relacionadas aos temas abordados nos tópicos do curso e a troca de experiências entre professores e alunos, e também dos alunos entre si.
No AVA Moodle há duas formas de participação no fórum: a) responder à questão/proposição levantada pelo professor; b) responder a seus colegas de turma, procedendo da mesma maneira em relação à mensagem a ser comentada/respondida.
Neste ambiente, é disponibilizado um editor de texto para redigir sua mensagem e permite fazer o upload de documentos disponíveis em seu computador e que considere importantes para complementar respostas.
Permite escolher entre quatro alternativas de organização das mensagens enviadas para o fórum, a saber: Mostrar respostas começando pela mais recente, Mostrar respostas começando pela mais antiga, Mostrar respostas aninhadas e Listar respostas.
Os usuários podem participar de atividades, organizadas em grupos de trabalho menores, dependendo do que tenha sido disposto pelo professor ou coordenador.
Existem dois tipos de grupo: grupos separados e grupos visíveis. Quando organizados em grupos separados, a participação fica restrita ao seu próprio grupo. Se estiverem alocados em grupos visíveis, é facultada a leitura das respostas dos participantes de outros grupos, não podendo, entretanto, interagir com os componentes dos outros grupos, mas somente do seu.
No AVA Moodle há duas formas de participação no fórum: a) responder à questão/proposição levantada pelo professor; b) responder a seus colegas de turma, procedendo da mesma maneira em relação à mensagem a ser comentada/respondida.
Neste ambiente, é disponibilizado um editor de texto para redigir sua mensagem e permite fazer o upload de documentos disponíveis em seu computador e que considere importantes para complementar respostas.
Permite escolher entre quatro alternativas de organização das mensagens enviadas para o fórum, a saber: Mostrar respostas começando pela mais recente, Mostrar respostas começando pela mais antiga, Mostrar respostas aninhadas e Listar respostas.
Os usuários podem participar de atividades, organizadas em grupos de trabalho menores, dependendo do que tenha sido disposto pelo professor ou coordenador.
Existem dois tipos de grupo: grupos separados e grupos visíveis. Quando organizados em grupos separados, a participação fica restrita ao seu próprio grupo. Se estiverem alocados em grupos visíveis, é facultada a leitura das respostas dos participantes de outros grupos, não podendo, entretanto, interagir com os componentes dos outros grupos, mas somente do seu.
Bate-papo (Chat)
Esta é uma ferramenta que possibilita aos participantes, alunos e professores, estabelecer uma comunicação síncrona por escrito, com data e hora previamente determinados.
Todas as mensagens enviadas são registradas, aparecendo com a indicação do participante e da hora de envio. Disponibiliza uma lista dos participantes que estão conectados ao chat. Neste ambiente há ainda a possibilidade de Bipar um dos participantes. O Bip servirá para mandar uma mensagem individual, que chegará na caixa de correio desse participante.
Os Chats podem ser organizados de duas formas, sendo que a mais usual é com toda a turma reunida numa mesma "sala" (janela de interação), ou um chat com a turma organizada em grupos separados. Caso o chat esteja configurado para ser feito em grupos separados, ao acessá- lo o aluno entrará automaticamente no grupo para o qual está inscrito pelo seu tutor.
Segundo experiências de Elidiani Lima, na utilização de bate-papo no SENAC: "Percebe-se que há uma dificuldade em sincronizar o comparecimento simultâneo de alunos no chat (bate-papo), mas a interatividade e a sociabilização proporcionada pela ferramenta entre os que comparecem e o tutor é uma grande vantagem. Para possibilitar maior participação e contato, vários horários de chat são marcados, geralmente de 3 a 4 vezes por semana e em turnos diferentes, alguns até no horário de almoço para permitir a participação de quem trabalha período integral. Para deixar a conversa mais à vontade, a atividade não é obrigatória e serve principalmente para esclarecimento de dúvidas e sociabilização, melhorando o relacionamento e melhoria de aspectos afetivos entre participantes.
Esta é uma ferramenta que possibilita aos participantes, alunos e professores, estabelecer uma comunicação síncrona por escrito, com data e hora previamente determinados.
Todas as mensagens enviadas são registradas, aparecendo com a indicação do participante e da hora de envio. Disponibiliza uma lista dos participantes que estão conectados ao chat. Neste ambiente há ainda a possibilidade de Bipar um dos participantes. O Bip servirá para mandar uma mensagem individual, que chegará na caixa de correio desse participante.
Os Chats podem ser organizados de duas formas, sendo que a mais usual é com toda a turma reunida numa mesma "sala" (janela de interação), ou um chat com a turma organizada em grupos separados. Caso o chat esteja configurado para ser feito em grupos separados, ao acessá- lo o aluno entrará automaticamente no grupo para o qual está inscrito pelo seu tutor.
Segundo experiências de Elidiani Lima, na utilização de bate-papo no SENAC: "Percebe-se que há uma dificuldade em sincronizar o comparecimento simultâneo de alunos no chat (bate-papo), mas a interatividade e a sociabilização proporcionada pela ferramenta entre os que comparecem e o tutor é uma grande vantagem. Para possibilitar maior participação e contato, vários horários de chat são marcados, geralmente de 3 a 4 vezes por semana e em turnos diferentes, alguns até no horário de almoço para permitir a participação de quem trabalha período integral. Para deixar a conversa mais à vontade, a atividade não é obrigatória e serve principalmente para esclarecimento de dúvidas e sociabilização, melhorando o relacionamento e melhoria de aspectos afetivos entre participantes.
Apesar de não suportar voz e vídeo, tecnicamente a ferramenta atende e supre todas as necessidades, permitindo de forma robusta atender a comunicação na turma, necessitando somente de um navegador com conexão a Internet..."
Essas ferramentas de conexão com o outro são importantes no mundo virtual, pois fazem com que as pessoas se sintam próximas mesmo não estando fisicamente. Em um curso à distância, se tornam ainda mais importantes, pois conectam os membros do curso contribuindo para a formação do conhecimento por meio de diálogos e troca de experiências.
ResponderExcluir