ENSINO À DISTÂNCIA

ENSINO À DISTÂNCIA

sábado, 19 de dezembro de 2009

Sócio-construtivismo nas ferramentas



O Moodle possui várias ferramentas que reforçam os princípios sócio-construtivistas em que se baseia. Iremos apresentar algumas das ferramentas, que mais evidenciam este aspecto.



Perfil Integrado

É um local que diz respeito às informações do próprio usuário. Nesta area, há um formulário com inúmeros campos. Na primeira parte, define dados quanto à inscrição no curso. Na segunda parte do formulário, inicia-se com dados opcionais que pode ou não ser preenchida pelo usuário. Este espaço pode ser personalizado com a colocação de fotografia entre outros, trata-se de informações do próprio usuário.
Em perfil, o usuário pode ler as mensagens recebidas desde a última vez que saiu do Moodle, pode mudar senha. Clicando em mensagens no fórum, tem-se acesso, isoladamente, às mensagens enviadas pelo próprio usuário ao fórum, e no interior do box de cada uma é possível visualizá-las em seu contexto. Clicando em relatório de atividades, o usuário tem acesso a uma listagem com todas as atividades/materiais constantes no curso e a sua própria participação/acesso a cada uma delas.





Blog


Este recurso é bastante recente, tanto na Internet quanto em fins educacionais [10]. É uma ferramenta voltada para que alunos possam expressar suas idéias, opinando sobre assuntos de aula ou de outros aspectos que sentir à vontade. Permite também que um possa interagir com o outro por meio de comentários. No sentido de facilitar a procura sobre opiniões ou postagens sobre determinados assuntos, esta atividade suporta a classificação dos assuntos por meio de etiquetas (tags).

Downes [10] descreve a importância do Blog na educação, da necessidade de engajar jovens em comunidades, procurando aprender não somente o que é formal, mas também aquilo que informalmente se aprende fora da escola:
"Apesar das aparências óbvias, blogar não se baseia em escrever; isto é somente o ponto final do processo... Blogar é necessariamente, ler... é ler o que é interessante para você: sua cultura, sua comunidade, suas idéias...engajar com o conteúdo e com os autores que você tem lido - refletindo, criticando, questionando, reagindo. Se um estudante não tem o que blogar, não é porque ele não tem nada para escrever ou tem uma vida pacata. É porque ele não se "estendeu ao mundo" e ainda não aprendeu a engajar significativamente a uma comunidade.... "


Um comentário:

  1. Antes de começar o curso à distância não fazia idéia do que era um blog, ouvia falar dos blogs de artistas, mas nunca tive o interesse em acessar. Mas agora percebi a importância e a necessidade de se ter e participar de blog que nos forneça conhecimento, enriquecendo a nossa bagagem, aumentando a cada dia.
    Angelica Porto Alvarenga Rodrigues

    ResponderExcluir